Irmãos e irmãs dessa Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, já voltou a QUARESMA, um momento em que Jesus e a Igreja nos lembram a importância dos 3 “P”: Prece (oração), Partilha (esmola) e Privação (Jejum).
A “Campanha da Fraternidade” nos é dada para fazer renascer a Amizade Social onde ela foi excluída, banida/varrida por acontecimentos. Como fazer voltar essa amizade social?
Conflitos eleitorais, ambição profissional decepcionada, briga familiar na partilha de uma herança, concorrência de influência sobre uma pessoa etc. É preciso reagir diante desse “apagão da Fraternidade” na família, nas Comunidades Eclesiais, nas vilas, bairros e cidades…
Um dos textos de embasamento da CF é a página do assassinato de ABEL pelo irmão CAIM, ambos filhos de Adão e Eva (Gn 4,..): Mas como um irmão pode chegar a matar o próprio irmão?
O texto bíblico sugere vários sintomas que alertavam CAIM de que “O pecado está espreitando dentro de ti, prestes a pular. Se tu não o dominares, será ele a te dominar!”
E conhecemos bem esses sintomas em nós/ entre nós:
- o costume de indiferença em relação ao próximo,
- rejeição da diferença entre os dois,
- motivos de inveja, ou ciúmes,
- palavras acusadoras, ou maldizentes para expandir o não-amor,
- incentivo ao ódio para ter cúmplices,
- difusão de fake news caluniosas para destruir a fama da pessoa, etc.
É assim mesmo que o ser humana se torna um lobo para o semelhante, e a vida social um inferno antecipado!
A QUARESMA convida a reagir com os 3 “P” já evocados:
- pela Privação de atitudes ou palavras ruins sobre o próximo,
- pela Partilha de sinais de benevolência para restabelecer um contato amigável,
- pela Prece a Deus que não desiste de amar-nos e nos ensina novamente a amar e fazer o bem, sem olhar a quem…
Sabemos que, nestas situações, cabe à PALAVRA de DEUS quando se torna alimento pela Escuta, e carne na Eucaristia, que podemos deixar que Cristo reine em nós e nos livre desses comportamentos indignos de um cristão que reza todos os dias dizendo: “PAI NOSSO”, e não “Meu Pai”!
Em todas as Paróquias, existem muitos Grupos da PALAVRA que nos permitem abrir, semanalmente, o coração à Graça santificadora de Jesus. Escutar a Palavra, partilhar a Palavra, aplicar a Palavra em nossas vidas se torna uma alegria para o coração; é como falava Jeremias: “Quando encontrei tuas palavras, alimentei-me; elas se tornaram para mim uma delícia e a alegria do coração, o modo como invocar teu Nome sobre mim! Senhor!” (Jeremias 15,16).
A todos, eu desejo essa experiência de Jeremias: uma FECUNDA QUARESMA rumo a uma SANTA PÁSCOA! Amém.
Dom Dominique You