Carnavais com Cristo em nossa Diocese: canais da graça para a juventude!

Centenas de jovens, espalhados pelo território da nossa Diocese, puderam ter uma experiência diferente nesses últimos dias de carnaval: experimentaram que é possível, sim, se divertir e brincar de forma sadia; e melhor: tudo isso na presença e em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Infelizmente, nem todas as paróquias puderam realizar seus próprios retiros de carnaval, mas as que conseguiram, ofereceram, sem dúvidas, momentos de alegria e de graça para cada participante.

As paróquias que realizaram os encontros foram as seguintes:
-Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Araguaia;
-Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Redenção, que, inclusive, proporcionou dois eventos diferentes: o Fest Jovem e o Rebanhão de Carnaval;
-Paróquia Cristo Redentor, em Redenção também;
-Paróquia São Pedro, em Casa de Tábua, onde realizou-se o Carnaval com Cristo para todas as idades, desde crianças até aos adultos;
-Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Santana do Araguaia;
-Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Rio Maria;
-Paróquia São José Carpinteiro, em Xinguara;
-E Quase-Paróquia São João Batista, em Sapucaia.

E retiro de carnaval é sempre um tempo propício para toda a comunidade paroquial ajudar, pois um encontro como esse exige uma estrutura e organização bem feitas; por isso, as pastorais e movimentos de cada paróquia se empenharam para contribuir com o que podiam. Ademais, há também o esforço e empenho dos padres, religiosos e religiosas, seminaristas, enfim, existe uma grande equipe por trás de todo evento.

Apesar de todo esforço e trabalho, “servir a Deus nos jovens” é satisfatório e belo! Ver tantas pessoas tendo um encontro pessoal com Nosso Senhor não tem preço, ainda mais nesse tempo em que- mais e mais- nossos jovens se encontram tão confusos e, muitas vezes, sem direção. Portanto, os retiros de carnaval são espaços de verdadeira e intensa evangelização, de fraternidade, de reflexão e de contato com os sacramentos da Igreja (no caso, a Eucaristia e a Confissão).

Por meio de toda a programação pensada e realizada, muitos jovens têm a oportunidade de se encontrarem com Deus e com os irmãos… experimentam uma porção do imenso amor de Jesus por cada um deles, um amor que não se cansa de se aproximar de seus filhos.

Portanto, cada retiro de carnaval (com seus carismas e identidade próprios) é uma manifestação da providência divina em sempre buscar aqueles que Ele tanto ama. E quantas pessoas se encontram com Jesus! Quantos jovens saíram animados! Quantos jovens foram alcançados! Tudo isso graças à abertura de coração daqueles que se esforçaram e se empenharam em realizar, com a graça de Deus, verdadeiros encontros de pessoas sedentas com Aquele que é a fonte da vida. Parabéns a todos, tanto aos que serviram como aos que participaram!

Abaixo, mais algumas fotos dos retiros das demais paróquias.

Texto: Equipe Diocesana da Pascom

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA- RIO MARIA