PRIMEIRO DIÁCONO PERMANENTE DA NOSSA DIOCESE

Aconteceu um momento histórico para a nossa Diocese, no dia oito deste mês de junho do ano de 2024: a PRIMEIRA ORDENAÇÃO DIACONAL PERMANENTE. E a pessoa em questão é o Sr. José Benjamin Ventura, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

José Benjamin Ventura mora há bastante tempo em Conceição do Araguaia, porém é natural de Juazeiro do Norte- Ceará. Casado com a Sra. Maria Francisca Sousa Ventura (com a qual teve três filhos e seis netos), o nosso primeiro diácono permanente iniciou sua formação no ano de 2018 (primeira turma) e, seis anos depois, confirmou seu “sim” a Deus, sendo ordenado pelo nosso bispo, Dom Dominique.

Aqui, vale um adendo: a pessoa que recebe o diaconato permanente não ascende aos outros graus do sacramento da ordem como o faz um diácono transitório, que, depois de um tempo, ascende para o sacerdócio e, se for o caso, pode até ser bispo. Independentemente das diferenças, “tanto o diaconato permanente quanto o diaconato transitório têm por natureza essencial o serviço” (Diác. Rimar César Diniz, C.Ss.R.). Se você ficou com dúvidas ou quer aprofundar no tema, eis aqui um link para saciar sua sede: https://www.a12.com/redentoristas/vocacional/noticias/entenda-a-diferenca-entre-diaconato-permanente-e-transitorio

Voltemos, então, para o foco da nossa matéria: a cerimônia aconteceu na Catedral de nossa Diocese, em Conceição do Araguaia, com a presença de padres, diáconos transitórios e permanentes, religiosas, seminaristas, consagradas, missionários, e paroquianos, além de alguns membros de outras paróquias, que vieram prestigiar esse momento de alegria e de graça na vida do Sr. Benjamin, agora, diácono Benjamin. Não podemos esquecer da presença marcante de sua família, composta por sua esposa, filhos, netos, genros e nora.

Vale destacar também a singular presença de quatro diáconos permanentes, que vieram do estado do Tocantins: Diác. Amilson e Diác. Antônio (ambos da Arquidiocese de Palmas), Diác. Lenivaldo José (Diocese de Porto Nacional), e Diác. Antônio Guedes (Diocese de Miracema).

Após os ritos próprios de uma ordenação diaconal, José Benjamin subiu ao presbitério para sentar-se em seu lugar, junto aos demais irmãos de ministério e aos padres. Com isso, já se pôs a serviço, com suas funções específicas: assistir o celebrante; servir junto do altar e do cálice; dirigir a comunidade dos fiéis com oportunas monições, etc.

No momento de seus agradecimentos, o novo diácono disse: “Deus tem um propósito na vida de cada um. E, mesmo já um pouco tarde, o propósito dele se realizou em minha vida […]. Hoje, tenho a graça de poder dizer aqui, junto à minha família, que realizo um sonho que Deus colocou em mim, desde criança, cumprindo, efetivamente, o chamado Seu…”.

E fez um convite; ei-lo na íntegra:

“Gostaria de convidar cada um de vocês, homens casados (e olha que estou falando sério!), a fazer a experiência do discernimento vocacional ao diaconato permanente…e, quem sabe, não ocorre o despertar para essa vocação. E ponho-me à disposição para conversar e tirar dúvidas sobre este assunto […]. E termino, dizendo: ‘Eis-me, aqui, Senhor, para fazer a tua vontade”.

E como foi um dia histórico, nada mais justo do que uma confraternização para celebrar! Para tanto, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição ofereceu um excelente “buffet” a todos as pessoas presentes, no Salão Paroquial.

Para finalizar, desejamos ao Diácono Benjamin uma chuva de bênçãos nesta nova página de sua vida! Que o Espírito Santo continue a lhe inspirar e a lhe capacitar para as (novas) missões do dia a dia! Amém!

Texto: Equipe Diocesana da Pascom/ Fotos: Pascom- Paróquia Nossa Senhora da Conceição

VOTOS PERPÉTUOS DE IRMÃ VERÔNICA

PRIMEIRO DIÁCONO PERMANENTE DA NOSSA DIOCESE