Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Ajude na formação dos futuros sacerdotes

Ajude na formação
dos futuros sacerdotes

PRIMEIRO DIÁCONO PERMANENTE DA NOSSA DIOCESE

Aconteceu um momento histórico para a nossa Diocese, no dia oito deste mês de junho do ano de 2024: a PRIMEIRA ORDENAÇÃO DIACONAL PERMANENTE. E a pessoa em questão é o Sr. José Benjamin Ventura, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

José Benjamin Ventura mora há bastante tempo em Conceição do Araguaia, porém é natural de Juazeiro do Norte- Ceará. Casado com a Sra. Maria Francisca Sousa Ventura (com a qual teve três filhos e seis netos), o nosso primeiro diácono permanente iniciou sua formação no ano de 2018 (primeira turma) e, seis anos depois, confirmou seu “sim” a Deus, sendo ordenado pelo nosso bispo, Dom Dominique.

Aqui, vale um adendo: a pessoa que recebe o diaconato permanente não ascende aos outros graus do sacramento da ordem como o faz um diácono transitório, que, depois de um tempo, ascende para o sacerdócio e, se for o caso, pode até ser bispo. Independentemente das diferenças, “tanto o diaconato permanente quanto o diaconato transitório têm por natureza essencial o serviço” (Diác. Rimar César Diniz, C.Ss.R.). Se você ficou com dúvidas ou quer aprofundar no tema, eis aqui um link para saciar sua sede: https://www.a12.com/redentoristas/vocacional/noticias/entenda-a-diferenca-entre-diaconato-permanente-e-transitorio

Voltemos, então, para o foco da nossa matéria: a cerimônia aconteceu na Catedral de nossa Diocese, em Conceição do Araguaia, com a presença de padres, diáconos transitórios e permanentes, religiosas, seminaristas, consagradas, missionários, e paroquianos, além de alguns membros de outras paróquias, que vieram prestigiar esse momento de alegria e de graça na vida do Sr. Benjamin, agora, diácono Benjamin. Não podemos esquecer da presença marcante de sua família, composta por sua esposa, filhos, netos, genros e nora.

Vale destacar também a singular presença de quatro diáconos permanentes, que vieram do estado do Tocantins: Diác. Amilson e Diác. Antônio (ambos da Arquidiocese de Palmas), Diác. Lenivaldo José (Diocese de Porto Nacional), e Diác. Antônio Guedes (Diocese de Miracema).

Após os ritos próprios de uma ordenação diaconal, José Benjamin subiu ao presbitério para sentar-se em seu lugar, junto aos demais irmãos de ministério e aos padres. Com isso, já se pôs a serviço, com suas funções específicas: assistir o celebrante; servir junto do altar e do cálice; dirigir a comunidade dos fiéis com oportunas monições, etc.

No momento de seus agradecimentos, o novo diácono disse: “Deus tem um propósito na vida de cada um. E, mesmo já um pouco tarde, o propósito dele se realizou em minha vida […]. Hoje, tenho a graça de poder dizer aqui, junto à minha família, que realizo um sonho que Deus colocou em mim, desde criança, cumprindo, efetivamente, o chamado Seu…”. 

E fez um convite; ei-lo na íntegra:

“Gostaria de convidar cada um de vocês, homens casados (e olha que estou falando sério!), a fazer a experiência do discernimento vocacional ao diaconato permanente…e, quem sabe, não ocorre o despertar para essa vocação. E ponho-me à disposição para conversar e tirar dúvidas sobre este assunto […]. E termino, dizendo: ‘Eis-me, aqui, Senhor, para fazer a tua vontade”.

E como foi um dia histórico, nada mais justo do que uma confraternização para celebrar! Para tanto, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição ofereceu um excelente “buffet” a todos as pessoas presentes, no Salão Paroquial.

Para finalizar, desejamos ao Diácono Benjamin uma chuva de bênçãos nesta nova página de sua vida! Que o Espírito Santo continue a lhe inspirar e a lhe capacitar para as (novas) missões do dia a dia! Amém!

Texto: Equipe Diocesana da Pascom/ Fotos: Pascom- Paróquia Nossa Senhora da Conceição

DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

Nossa Diocese no 1º Nortão da Catequese

Em Pau d’Arco, Pe. Josiano Pereira comemora seus 10 anos de ministério sacerdotal

Encontro Formativo para a Escola Diaconal, Consagração Feminina Diocesana e Seminaristas