Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Ajude na formação dos futuros sacerdotes

Ajude na formação
dos futuros sacerdotes

Ano Vocacional

Queridos irmãos e irmãs, desta Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, tenho a alegria de abrir com vocês em comunhão com todas as paróquias e áreas pastorais da diocese: o ano vocacional de 2023.

Ano vocacional, mas o que é vocação?

Deus tem projeto para cada um e cada uma, uma missão única que nos fará feliz e irradiará aqueles que nos rodeiam, nos tornarmos conscientes disso é um primeiro passo para nos tornarmos felizes. Deus em primeiro lugar, depois o próximo e evidentemente, a nós mesmos também. 

Então, um ano vocacional serve para ajudar a cada qual a encontrar seu caminho de vida, fazendo frutificar os próprios talentos que recebemos de Deus e dar a cada um a chave para conhecer a si mesmo e descobrir a missão dada por Jesus Cristo. É evidente que quem mais precisa desta descoberta são os jovens, os adolescentes e também as crianças. Nós precisamos redescobrir a Graça, como diz o tema deste ano vocacional: Graça e Missão.

A graça, o que é?

Na história de Santa Catarina de Sena que tem sua imagem aqui em nossa igreja, catedral de Conceição, quando ela tinha 18 anos de idade, ela teve uma visão: a virgem Maria se aproximou da jovem Catarina, tomou sua mão e colocou-a na mão do próprio Jesus Cristo que colocou ao dedo de Catarina um anel, ela o guardou a vida toda. Isso é um sinal muito bonito de que no centro da nossa fé nós temos todos um anel ao dedo, uma aliança inestimável que nos foi oferecida, pelo nosso batismo.

O cristão é uma pessoa a quem Jesus colocou um anel no dedo, a esse ser cristão/cristã significa ter Cristo como amigo e Senhor. Ele não salva unindo-nos ao seu Pai do Céu, pelo trabalho interior do Espírito Santo, é muito mais do que ter um cargo na igreja ou na família, um compromisso. Receber uma direção, que Deus nos aponta, é uma graça. Em Cristo, encontra-se, para nós, um inesgotável tesouro. Diz Paulo, esse tesouro chama-se graça porque é de graça, é gratuito. Antecede qualquer mérito da nossa parte. Chama-se graça também porque nos agracia de muitas maneiras, foi o sentindo de tantas graças concedidas por Jesus aqueles que se aproximaram dele e de maneira sublime foi o que foi concedido ao um malandro, um preso na cruz, um vizinho de Jesus a graça de ser introduzido no Paraíso na hora da sua morte com Cristo.

A graça é de graça e na graça Deus nos agracia, mas também chama-nos a continuar a graça, porque nos torna graciosos e graciosas aos olhos de Deus. Assim como Nossa Senhora foi chamada de cheia de graça porque ela encontrou graça diante de Deus. Esta tríplice graça de Deus vive em nós que nos torna capaz de viver como um filho e como uma filha de Deus, muito amado e muito amada no meio deste mundo. 

A oferta de uma vida nova é consequência desta graça, alguém mais forte do que o mal reina em mim. Não estamos mais entregues às influências, às tentações, às tempestades que pretendiam levarmos a fazer o que não queríamos. 

Cada um se lembra da palavra do apóstolo Paulo falando do pagão “não faço o bem que eu quero e faço o mal que eu não quero, homem infeliz que sou, quem me libertará dessa vida sem graça?”. Redescobrir a graça nos faz descobrir o que significa missão. Graça e missão são as duas palavras que caracterizam o nosso ano missionário de 2023. 

Redescobrir a graça nos levará a abraçar a missão, pois a missão não significa fazer as malas para uma terra distante. Missão significa ser enviado(a) como uma semente é enviada para o chão onde ela vai produzir frutos. A missão começa dando fruto onde Deus me semeia. A missão significa que você compreende que a vida não é uma brincadeira que você inventou e que pode largar a qualquer honra. A vida significa uma confiança recebida de Deus para contribuir com Ele no crescimento e também na salvação dos irmãos que convivem conosco. Isso é missão.

A missão significa o compromisso que o próprio Deus tem contigo para que o bem vença onde reinava vazio. A missão significa que estás disposto(a) a sair da tua casa e de ti mesmo(a) para compartilhar com os demais aquela amizade divina que é dada a ti e tornou-se o sentido verdadeiro da tua vida, significa que não quer mais viver solitário, mas sim solidário. Nunca mais viver feliz sozinho, se os outros tem essa felicidade.

A missão começa em casa, mas ela te faz ver o mundo como uma grande casa de irmãos e de irmãs que te esperam. A missão só termina no céu, pois até aquela entrada definitiva ter gente ao teu lado querendo receber de ti o que te torna tão firme e tão feliz.

Então o que nós vamos promover durante este ano vocacional?

A maravilha que é o batismo é um momento em que cada recebe o seu anel como Santa Catarina de Sena. O batismo é a fonte de toda esta chamada divina.É preciso que todo ser humano compreenda a grandiosidade desse horizonte da vida para isso vamos manifestar bem mais ao longo deste ano a grandiosidade da fonte do batismo que nos faz filhos e filhas de Deus e nos farão mergulhar novamente neste convite, nessa nossa vocação. 

Vamos percorrer o livro evangelho para reler a nossa própria vida, a luz desta amizade que vem do Senhor e nos toca íntimamente, pois a nossa vida deve ser como o quinto evangelho aberto diante de muita gente que nunca leu ou nunca lerá os quatro evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, mas leram a tua vida como um verdadeiro evangelho, anúncio do amor de Deus e da boa notícia de Jesus.

Vamos contemplar e divulgar a variedade de tantas vocações pelas quais Deus dá forma à nossa identidade pessoal, à nossa missão particular, assim como aos dons que não tornam perseverantes. Tem espaço para moços e moças, tem espaço para casais, para solteiros(as), para viúvos(as), padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas consagrados, viúvas que consagram a viuvez a Deus e a Igreja. Vamos divulgar e contemplar a variedade de tantas vocações.

Irmãos, vamos assumir com as nossas comunidades e grupos a missão permanente da Igreja que nunca pode enfraquecer, pois em todas as nossas cidades, de São Geraldo até Santana do Araguaia, passando por Piçarra ou por Pau D’arco, por Conceição ou por Redenção, em todas as nossas cidades e zonas rurais existem bairros novos e antigos que ainda precisam receber a semente da palavra de Deus. Enquanto a vida continua se multiplicando em nossa região a missão não pode parar.

Irmãos e irmãs, o Senhor conta com a nossa Igreja e com cada um de nós. Pretendemos dar conta do recado e nos forçar dignos da sua confiança, é o sentindo da abertura deste ano vocacional de 2023 à todos e todas.

Eu penso na cooperação pessoal nesse projeto e peço realmente a bênção de Deus sobre todos e todas aqueles que se empenharem para torná-lo fecundo entre nós. Que Deus nos abençoe e nos capacite da maneira que Ele quer. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. 

Compartilhe:

ÚLTIMAS POSTAGENS

QUARESMA 2023

Ano Vocacional