ENCONTRO ESPIRITUAL DA VIDA CONSAGRADA

No último final de semana (05, 06 e 07 de maio), os seminaristas, os candidatos ao diaconato, viúvas e leigas consagradas, e candidatas à viuvez consagrada, juntamente com alguns sacerdotes se reuniram na cidade de Redenção para mais um momento de formação, espiritualidade, fraternidade e unidade.

Vale ressaltar que houve também a presença das esposas dos candidatos ao diaconato, estas tão importantes para o caminhar de seus maridos.

Como a Igreja está no mês mariano, nada mais justo do que se falar sobre aquela pela qual “o Senhor fez maravilhas”. Por isso, o tema geral foi “A graça que recebemos da padroeira diocesana”, mediado por Suraya Gazar, Dom Dominique e Pe. Renato Paganini.

A partir das formações, as pessoas presentes puderam conhecer e compreender melhor a espiritualidade das aparições de Nossa Senhora, em Lourdes-França, tendo como assistente “a menina mais pobre e humilde” daquela cidade: a singela Bernadete.

Através dos ensinamentos de Nossa Senhora à Santa Bernadete, pôde-se tomar alguns valores importantíssimos para a vida consagrada, como por exemplo: obediência, compaixão, esperança, silêncio…

Nisso tudo, podemos concluir que Nossa Senhora se fez mistagoga para uma menina pobre, ou seja, introduziu-a ao mistério; quis ensinar, de forma prática, o que muitos cristãos ainda não sabem, até hoje.

Ademais, o retiro contou também com momentos de espiritualidade (Santa Missa, Liturgia das Horas, Santo Terço, adoração ao Santíssimo, e confissões), de partilha, e até de cultura por meio de apresentações teatrais, em que, divididos em seis grupos, os participantes encenaram episódios marcantes das aparições de Nossa Senhora de Lourdes, a Imaculada Conceição.

E no último dia de encontro, domingo, num período de avaliação, todos puderam constatar que a realização desse encontro é de grande importância para a formação, espiritualidade, fraternidade e unidade entre os futuros (e os que já são) consagrados e consagradas da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia.

Teresinha, uma das viúvas consagradas, relatou um pequeno resumo de sua experiência: “Falando do retiro: foi maravilhoso. A unidade entre seminaristas, candidatos ao diaconato e viúvas só enriquece a nossa família em Cristo (…). Escutar sobre as aparições de Nossa Senhora à Bernadete, foi uma grande riqueza (…). Aquela fonte a qual Bernadete mergulhou, veio fortalecer a nossa fé, dando a certeza que estamos no caminho certo. Foi tão belo, que não sei como explicar…”.

Louvado seja Deus!

Que Nossa Senhora, Imaculada Conceição, a mistagoga da nossa Diocese, continue inspirando e intercedendo por seus filhos que querem corresponder ao chamado de Deus. Amém.

Texto: Sem. Antonio Edney
Fotos: Suraya Gazar, OVC