Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Ajude na formação dos futuros sacerdotes

Ajude na formação
dos futuros sacerdotes

ENCONTRO ESPIRITUAL DA VIDA CONSAGRADA

No último final de semana (05, 06 e 07 de maio), os seminaristas, os candidatos ao diaconato, viúvas e leigas consagradas, e candidatas à viuvez consagrada, juntamente com alguns sacerdotes se reuniram na cidade de Redenção para mais um momento de formação, espiritualidade, fraternidade e unidade.

Vale ressaltar que houve também a presença das esposas dos candidatos ao diaconato, estas tão importantes para o caminhar de seus maridos.

Como a Igreja está no mês mariano, nada mais justo do que se falar sobre aquela pela qual “o Senhor fez maravilhas”. Por isso, o tema geral foi “A graça que recebemos da padroeira diocesana”, mediado por Suraya Gazar, Dom Dominique e Pe. Renato Paganini.

A partir das formações, as pessoas presentes puderam conhecer e compreender melhor a espiritualidade das aparições de Nossa Senhora, em Lourdes-França, tendo como assistente “a menina mais pobre e humilde” daquela cidade: a singela Bernadete.

Através dos ensinamentos de Nossa Senhora à Santa Bernadete, pôde-se tomar alguns valores importantíssimos para a vida consagrada, como por exemplo: obediência, compaixão, esperança, silêncio…

Nisso tudo, podemos concluir que Nossa Senhora se fez mistagoga para uma menina pobre, ou seja, introduziu-a ao mistério; quis ensinar, de forma prática, o que muitos cristãos ainda não sabem, até hoje.

Ademais, o retiro contou também com momentos de espiritualidade (Santa Missa, Liturgia das Horas, Santo Terço, adoração ao Santíssimo, e confissões), de partilha, e até de cultura por meio de apresentações teatrais, em que, divididos em seis grupos, os participantes encenaram episódios marcantes das aparições de Nossa Senhora de Lourdes, a Imaculada Conceição.

E no último dia de encontro, domingo, num período de avaliação, todos puderam constatar que a realização desse encontro é de grande importância para a formação, espiritualidade, fraternidade e unidade entre os futuros (e os que já são) consagrados e consagradas da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia.

Teresinha, uma das viúvas consagradas, relatou um pequeno resumo de sua experiência: “Falando do retiro: foi maravilhoso. A unidade entre seminaristas, candidatos ao diaconato e viúvas só enriquece a nossa família em Cristo (…). Escutar sobre as aparições de Nossa Senhora à Bernadete, foi uma grande riqueza (…). Aquela fonte a qual Bernadete mergulhou, veio fortalecer a nossa fé, dando a certeza que estamos no caminho certo. Foi tão belo, que não sei como explicar…”.

Louvado seja Deus!

Que Nossa Senhora, Imaculada Conceição, a mistagoga da nossa Diocese, continue inspirando e intercedendo por seus filhos que querem corresponder ao chamado de Deus. Amém.

Texto: Sem. Antonio Edney
Fotos: Suraya Gazar, OVC

DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

Em Redenção, Associação da Paróquia Nossa Senhora das Graças recebe reconhecimento municipal

Novos acólitos para nossa Diocese

Seminário do Rosário faz visita às Irmãs Pastorinhas, em Redenção