Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Ajude na formação dos futuros sacerdotes

Ajude na formação
dos futuros sacerdotes

Crônica de uma misteriosa brisa leve

Chegou o mês das Vocações! A cada ano, aproveitamos dele para contemplar o dinamismo de tantos irmãos e irmãs que fazem acontecer a Graça de Deus em favor do próximo…

Existe uma misteriosa “Brisa suave” que acordou o menino Samuel que dormia no santuário (1Sm 3,1-10). Ela reanimou Elias, o profeta perseguido e desanimado (1Rs 19, 12-13). Ao sepulcro do Mestre, ela fez de Maria Madalena a “Apóstola dos apóstolos” (Jo 20, 11-18)! Precisamos intensificar a nossa escuta a esta Palavra meio silenciosa que pretende murmurar também dentro de nós…

O Cântico dos Cânticos (Ct 5,2-4) compara a Igreja a uma noiva já adormecida que o noivo vem solicitar… Dentro desta “Igreja vocacionada” cada um recebe o seu chamado a responder em palavras e atos a Deus que nos visita …

Nas Comunidades primitivas, já Paulo mostrava como diferentes ministérios e funções estão a serviço do único Espírito de Deus no Corpo da Igreja (1Cor 12, 27-30). Ele insistia para que todos enxergassem que “o dom maior é a caridade!” (1Cor 12,31).

Na Igreja, cada um recebe no batismo e na crisma a missão de apontar o Reino de Deus, de encaminhar os irmãos e irmãs quando ainda pelejam para se colocarem a caminho, ou de favorecer a perseverança e a fecundidade da Igreja.

Hoje, conhecemos bem os “compromissos para a vida inteira”: Na consagração radical dos ministros ordenados (bispo, padres, diáconos) ou os “ministérios instituídos” (Palavra, Distribuição da Eucaristia, Catequista, Misericórdia, …).

Todas as nossas comunidades recebem também o benefício daquelas tarefas assumidas em várias dimensões: obras de misericórdia, ou missões de ensinamento: educação, acompanhamento, etc. Não esqueçamos tampouco tantas funções e responsabilidades assumidas na família, na sociedade, para que o Reino de Deus penetre em todos os ambientes.

A nossa caridade vigilante deve zelar para que a nossa resposta pessoal e comunitária se revele à altura da expectativa de Cristo, o “Noivo” do Cântico…

No centro do mês vocacional, a Festa da Assunção nos faz contemplar como Maria que soube escutar, se levantar, partir para servir a Vontade do Pai (Lc 1,39) até a última hora, quando acolheu o convite: “Entra na alegria do teu Senhor!” (Mt 25,21).

A todos e todas, asseguro a minha oração para que a ninguém falte a atenção a esta Brisa suave!

+ Dominique

Compartilhe:

ÚLTIMAS POSTAGENS

QUARESMA 2023

Ano Vocacional