Entre os dias 24 e 27 de julho de 2025, a cidade de Castanhal (PA) foi palco de um marco histórico para a Igreja na Amazônia: o 1º Nortão da Catequese. O evento reuniu representantes de mais de 40 dioceses e prelazias dos Regionais Norte 1, 2 e 3, Noroeste, Centro-Oeste e Oeste 1 da CNBB.


A Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia esteve presente com uma delegação formada por seis membros ligados à Animação Bíblico-Catequética. Representaram nossa Igreja Particular:
- Pe. Otávio Grapiuna – Assessor da Catequese Diocesana
- Seminarista Antonio Edney – Assessor adjunto da Catequese Diocesana
- Jaqueline Almeida – Catequista da Paróquia Nossa Senhora das Graças
- Maria de Nasaré – Catequista da Paróquia Cristo Redentor
- Isaura Alves – Catequista da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe
- Ir. Marizete – Religiosa e catequista da Quase Paróquia São João Batista
Formação, partilha e espiritualidade
Durante quatro dias, os participantes viveram uma rica programação que incluiu conferências, oficinas, painéis temáticos, apresentações culturais e celebrações litúrgicas. O tema central do encontro foi:
“Iniciação à Vida Cristã na Amazônia: Anúncio, Mistagogia e Ecologia Integral.”





O evento contou com a presença de numerosos padres, religiosos, consagrados, bispos, arcebispos e de Dom Leonardo Steiner, cardeal e arcebispo de Manaus. Vale destacar também a presença do Pe. Wagner Carvalho e de Mariana Venâncio, membros da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética no Brasil.
Um dos pontos altos do encontro foi a peregrinação dos catequistas pelas ruas de Castanhal, com início na Igreja de São José e chegada à Catedral Diocesana. Na Igreja de São José, padres e bispos estiveram disponíveis para a confissão dos fiéis, em preparação para a indulgência plenária oferecida neste Jubileu dos 2025 anos da Encarnação do Senhor. Na Catedral, todos entraram pela “porta estreita”, como salientou Dom Carlos Verzeletti, e participaram da Santa Missa, onde, antes da bênção final, foram entregues aos participantes uma cruz, representando o compromisso e a missão de cada catequista em fazer Cristo ecoar no coração de todos aqueles que são e serão iniciados à Vida Cristã.






Um compromisso com a missão
O 1º Nortão da Catequese reforça o compromisso da Igreja com a formação de discípulos missionários, especialmente por meio da Iniciação à Vida Cristã, como destacou Dom Carlos Verzeletti, bispo de Castanhal, na abertura do evento:
“A catequese é o termômetro para saber se uma comunidade vai bem.”
Diante da relevância e da riqueza da experiência, os participantes, juntamente com os bispos da Amazônia, decidiram tornar o “Nortão da Catequese” um evento trienal. A próxima edição ainda não tem sede definida, mas os primeiros passos já foram dados. Agradecemos a todos os envolvidos na organização desse evento ímpar para a nossa Igreja, de forma especial a Victor Paiva, ofs, e a Dom Carlos Verzeletti, bispo de Castanhal.


Que venha o próximo Nortão!
Texto: Pascom Diocesana
Fotos: Catequistas participantes e Coordenação do 1º Nortão da Catequese