Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Ajude na formação dos futuros sacerdotes

Ajude na formação
dos futuros sacerdotes

Nossa Diocese no 1º Nortão da Catequese

Entre os dias 24 e 27 de julho de 2025, a cidade de Castanhal (PA) foi palco de um marco histórico para a Igreja na Amazônia: o 1º Nortão da Catequese. O evento reuniu representantes de mais de 40 dioceses e prelazias dos Regionais Norte 1, 2 e 3, Noroeste, Centro-Oeste e Oeste 1 da CNBB.

A Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia esteve presente com uma delegação formada por seis membros ligados à Animação Bíblico-Catequética. Representaram nossa Igreja Particular:

  • Pe. Otávio Grapiuna – Assessor da Catequese Diocesana
  • Seminarista Antonio Edney – Assessor adjunto da Catequese Diocesana
  • Jaqueline Almeida – Catequista da Paróquia Nossa Senhora das Graças
  • Maria de Nasaré – Catequista da Paróquia Cristo Redentor
  • Isaura Alves – Catequista da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe
  • Ir. Marizete – Religiosa e catequista da Quase Paróquia São João Batista

Formação, partilha e espiritualidade

Durante quatro dias, os participantes viveram uma rica programação que incluiu conferências, oficinas, painéis temáticos, apresentações culturais e celebrações litúrgicas. O tema central do encontro foi:

“Iniciação à Vida Cristã na Amazônia: Anúncio, Mistagogia e Ecologia Integral.”

O evento contou com a presença de numerosos padres, religiosos, consagrados, bispos, arcebispos e de Dom Leonardo Steiner, cardeal e arcebispo de Manaus. Vale destacar também a presença do Pe. Wagner Carvalho e de Mariana Venâncio, membros da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética no Brasil.

Um dos pontos altos do encontro foi a peregrinação dos catequistas pelas ruas de Castanhal, com início na Igreja de São José e chegada à Catedral Diocesana. Na Igreja de São José, padres e bispos estiveram disponíveis para a confissão dos fiéis, em preparação para a indulgência plenária oferecida neste Jubileu dos 2025 anos da Encarnação do Senhor. Na Catedral, todos entraram pela “porta estreita”, como salientou Dom Carlos Verzeletti, e participaram da Santa Missa, onde, antes da bênção final, foram entregues aos participantes uma cruz, representando o compromisso e a missão de cada catequista em fazer Cristo ecoar no coração de todos aqueles que são e serão iniciados à Vida Cristã.

Um compromisso com a missão

O 1º Nortão da Catequese reforça o compromisso da Igreja com a formação de discípulos missionários, especialmente por meio da Iniciação à Vida Cristã, como destacou Dom Carlos Verzeletti, bispo de Castanhal, na abertura do evento:

“A catequese é o termômetro para saber se uma comunidade vai bem.”

Diante da relevância e da riqueza da experiência, os participantes, juntamente com os bispos da Amazônia, decidiram tornar o “Nortão da Catequese” um evento trienal. A próxima edição ainda não tem sede definida, mas os primeiros passos já foram dados. Agradecemos a todos os envolvidos na organização desse evento ímpar para a nossa Igreja, de forma especial a Victor Paiva, ofs, e a Dom Carlos Verzeletti, bispo de Castanhal.

Que venha o próximo Nortão!

Texto: Pascom Diocesana
Fotos: Catequistas participantes e Coordenação do 1º Nortão da Catequese

DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

Nossa Diocese no 1º Nortão da Catequese

Em Pau d’Arco, Pe. Josiano Pereira comemora seus 10 anos de ministério sacerdotal

Encontro Formativo para a Escola Diaconal, Consagração Feminina Diocesana e Seminaristas