Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Ajude na formação dos futuros sacerdotes

Ajude na formação
dos futuros sacerdotes

EM CONCEIÇÃO, PROJETO DE MISERICÓRDIA COMPLETA 10 ANOS DE FUNDAÇÃO

Com muitos desafios, lutas e grandes sacrifícios, mas também com vitórias e realizações, o Projeto Educarte (Educação Popular com Arte), realizou uma comemoração em alusão aos seus 10 anos de fundação no bairro Alto Araguaia, na cidade de Conceição do Araguaia, sede da nossa Diocese. O evento aconteceu na sede do Projeto e contou com a presença dos colaboradores, estagiários, professores, pais e responsáveis e, é claro, os mais importantes: as crianças e os adolescentes beneficiados.

O Educarte teve início no dia 12 de outubro de 2014, com um encontro realizado em frente à casa da dona Deuzirene, onde compareceram mais de vinte crianças e adolescentes com idades entre três e quatorze anos para simplesmente brincar, se divertir e compartilharem, no fim, um lanche.

Todavia, esse primeiro encontro não aconteceu “do nada”: foi numa tarde de visita ao bairro Alto Araguaia que Neurisete Moreira de Sousa (fundadora do Projeto) notou e reconheceu a necessidade de fazer alguma coisa diante da realidade sofrida de crianças e adolescentes vulneráveis a tantos problemas sociais (principalmente o analfabetismo e as drogas).

Motivada a não ficar somente como espectadora, Neuriste convidou sua amiga Dejaci Luz e alguns jovens universitários da Universidade do Estado do Pará (UEPA-Campus VII) para se juntarem em uma reunião para começar esse importante trabalho para o território em questão.

A partir de então, o trabalho começou e não parou. Com o tempo, o número de crianças foi crescendo e a necessidade de se ter uma sede física surgiu. E a providência divina tratou de cuidar disso. Nos anos seguintes, uma residência serviu de apoio para juntar as crianças e adolescentes para atividades culturais, artesanais e pedagógicas.

No início, as reuniões aconteciam apenas aos sábados, tendo como principais atividades a capoeira e a evangelização. Numa colaboração e parceria com a UEPA, a Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Educação, a Prefeitura e, hoje em dia, com o Instituto Federal do Pará (IFPA), o Projeto tomou novo formato, passando a funcionar durante toda a semana, atendendo crianças e adolescentes no período do contraturno da escola. Vale destacar também a ajuda valiosa de empresários e de benfeitores.

Hoje em dia, o Projeto oferece diversas atividades, entre elas: dança, música, teatro, capoeira, brincadeiras populares, pintura, aulas de reforço, evangelização, horta e curso de computação; tudo isso distribuído durante a semana, de segunda a sábado.

E tudo isso para quê?
Para tirar as crianças da rua e para que sejam capazes de não optarem por caminhos errados (bebidas alcoólicas, drogas e prostituição); eis o objetivo do Projeto Educarte, claro, sem esquecer do sentido de Deus, por isso, a inclusão da evangelização. Portanto, tudo isso é motivo para muita comemoração mesmo. Para finalizar, deixamos um agradecimento da cofundadora, Dejaci Luz:

“Hoje, estamos muito felizes e agradecidos a Deus, pois nosso Projeto Educarte completa dez anos de fundação […]. Muito de bom já aprendemos até até aqui, que servirá como alicerce para toda a nossa vida […]. Muitos dos beneficiados aprenderam a ler e a escrever aqui com nossas professoras […]. Toda nossa alegria de hoje devemos à nossa fundadora, Tia Neuriste Moreira […]. Somos gratos também a todos os colaboradores, professores, diretoria, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Prefeitura Municipal de Conceição, UEPA, e IFPA, que muito ajudam o nosso Projeto. Somos gratos a todos; sem vocês seria difícil chegarmos até aqui. Abraço e ‘obrigada’ a todos”.

Se você deseja conhecer, pessoalmente, ou contribuir de alguma forma, entre em contato com a coordenadora por meio do seguinte contato: (94) 99116-7211.

Texto: Equipe Diocesana da Pascom.
Fotos disponibilizadas por Dejaci Luz e Neurisete Moreira.

DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

Nossa Diocese no 1º Nortão da Catequese

Em Pau d’Arco, Pe. Josiano Pereira comemora seus 10 anos de ministério sacerdotal

Encontro Formativo para a Escola Diaconal, Consagração Feminina Diocesana e Seminaristas