Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Ajude na formação dos futuros sacerdotes

Ajude na formação
dos futuros sacerdotes

DIA MUNDIAL DOS POBRES EM NOSSA DIOCESE

Várias paróquias da nossa Diocese se mobilizaram para a celebração do VIII Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco. É celebrado, anualmente, no 33º Domingo do Tempo Comum. Este ano, caiu no último dia 17 de novembro.

Comecemos, então, mostrando a iniciativa da Paróquia-mãe de nossa Diocese, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Araguaia, que desenvolveu a Feira da Fraternidade, na sede da Associação Caminho de Emaús. Foi um dia repleto de atividades, como: exposição dos projetos e movimentos de misericórdia da Paróquia, Santa Missa, confraternização, serviços de beleza, momentos de oração e de muita fraternidade. Neste dia especial, esteve presente com o povo de Deus o nosso bispo, Dom Dominique You.

Em Redenção, a Paróquia Nossa Senhora das Graças desenvolveu uma ação concreta com as crianças do Setor Ipiranga, território da Comunidade Nossa Sra de Nazaré. Na ocasião do evento, desenvolveram-se algumas atividades, das quais: palestras sobre o meio ambiente e higiene; brincadeiras;  e lanche. Para que a ação acontecesse, houve o envolvimento da Associação Ação Social Nossa Senhora das Graças, Vicentinos, Pastoral da Criança, Sonho de Mãe, Missionárias da Caridade, e a presença do Padre Helder, vigário paroquial.

Já em Floresta do Araguaia, a Paróquia Nossa Senhora das Dores realizou a grandiosa festa da Casa do Imigrante, onde  foram oferecidos aos irmãos em situação de rua os seguintes serviços: corte de cabelo, manicure e pedicure, e almoço. Para finalizar, houve a celebração da Santa Missa, presidida pelo pároco, Pe. Pedro Viana; em seguida, cantou-se os parabéns pelos cinco anos de existência do projeto social.

Agora, vamos até Santana do Araguaia com a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, onde, na Comunidade Jesus Bom Pastor, foram oferecidos e realizados alguns exames de glicemia e pressão arterial. Ademais, as pessoas presentes celebraram a Santa Missa, juntamente com Pe. Márcio Pinheiro. O encerramento deu-se com um delicioso “sopão”, preparado pela Pastoral da Caridade (Ação Amor).

Em Pau D’arco, a Área Pastoral Sagrada Família fez doações de roupas e calçados, compartilhou um lanche com os presentes no evento e desenvolveu um momento de oração com a presença do Pe. José Bonfim.

Em Xinguara, no Salão da Paróquia São José Carpinteiro, foi realizada uma ação solidária com os convidados daquele dia, desenvolvendo brincadeiras, dinâmicas e teatro.

E para finalizar nosso “tour” pela Diocese, apresentamos a ação solidária da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Rio Maria,  com as crianças, tendo a presença do Pe. Joaquim Teixeira, que celebrou a Santa Missa para os pequeninos de Jesus.

Que alegria ver tantas ações belas e tão significativas no Dia Mundial dos Pobres. Mas, é claro: esta iniciativa não quer que voltemos nosso olhar aos pobres somente em um dia, mas quer nos ajudar a vivenciá-lo sempre para que não paremos numa fé privada, onde “se eu tenho a Deus”, está tudo bem. Não! Se eu, realmente, conheço e amo a Deus, as minhas práticas serão semelhantes a d’Ele. Portanto, peçamos a graça de uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente. Amém.

Texto: Sem. Antonio Edney

Fotos disponibilizadas pelos membros do Pilar da Caridade de nossa Diocese.

DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

Nossa Diocese no 1º Nortão da Catequese

Em Pau d’Arco, Pe. Josiano Pereira comemora seus 10 anos de ministério sacerdotal

Encontro Formativo para a Escola Diaconal, Consagração Feminina Diocesana e Seminaristas