Neste final de semana, dias 17 e 18 de maio, a Catedral de Nossa Senhora da Conceição recebeu a segunda peregrinação deste Ano Jubilar de 2025. Cerca de 160 fiéis das paróquias Cristo Redentor e Nossa Senhora das Graças, de Redenção, e da Área Pastoral Sagrada Família, de Pau D’Arco, participaram desse momento de fortalecimento da fé e de intimidade com Deus.
Os peregrinos foram acompanhados pelos padres de suas respectivas paróquias e contaram também com a participação do bispo diocesano, Dom Dominique You.






Durante os dois dias, entre vários atos importantes, houve momentos de celebração penitencial, confissão, exposição e adoração do Santíssimo Sacramento, palestras, além da caminhada até a Catedral, culminando com a missa celebrada por Dom Dominique ao final do encontro.
O evento faz parte das comemorações do Jubileu da Esperança de 2025, que contará com um total de sete peregrinações ao longo do ano, com a participação de várias paróquias da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia.
SEGUNDA PEREGRINAÇÃO
O evento teve início no sábado, dia 17, na Chácara Diocesana. Os peregrinos das paróquias Cristo Redentor e Nossa Senhora das Graças, de Redenção, e da Área Pastoral Sagrada Família, de Pau D’Arco, chegaram por volta das 16h, quando foram acolhidos e foi servido o lanche da tarde.
Em um segundo momento, por volta das 17h, o padre Márcio Pinheiro conduziu a Celebração Penitencial. Os fiéis vivenciaram um momento de exame de consciência, pedido de perdão dos pecados e reconciliação com Deus. Simultaneamente, o bispo Dom Dominique e os padres presentes atenderam confissões.



Em seguida, com a exposição do Santíssimo Sacramento, houve um momento de adoração, seguido do jantar e de um período de descanso para os peregrinos, que teriam outro dia especial pela frente.



No domingo, logo cedo, os fiéis acordaram por volta das 5h30, se prepararam e partiram às 6h da Chácara Diocesana rumo à Catedral de Nossa Senhora da Conceição, onde foi servido o café da manhã. Em seguida, dirigiram-se à Orla do Beiradeiro, onde houve um momento de partilha conduzido pelo padre Paulo Augusto Milagres, com o tema “Urgência da Esperança”.



A caminhada peregrina continuou com o retorno silencioso dos fiéis à Catedral. Lá, puderam contemplar seus detalhes arquitetônicos. Mesmo em meio às obras de reforma, a Catedral permanece sendo um local sagrado, que remete às coisas do Alto e aproxima a comunidade de Deus.
Ali, houve também um novo momento de partilha, desta vez conduzido pelo bispo Dom Dominique, com o tema “Ele tomou sobre si todas as nossas dores e sofrimentos”.



Já nos momentos finais da peregrinação, todos se dirigiram ao Salão Paroquial, onde estão sendo realizadas as celebrações litúrgicas da Catedral durante o período de reforma. Após o rito de entrada, foi celebrada a Santa Missa, encerrando esse momento tão especial para a comunidade diocesana.






PRÓXIMA PEREGRINAÇÃO
A próxima peregrinação já tem data marcada: nos dias 7 e 8 de junho, será a vez da Paróquia São José Carpinteiro, de Xinguara, e da Quase-Paróquia São João Batista, de Sapucaia.
Os fiéis interessados podem procurar os responsáveis locais de suas comunidades para obter mais informações e saber como participar da terceira peregrinação jubilar de 2025, promovida pela Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia.






Texto: Equipe Diocesana da Pascom
Fotos: Eduarda Pascom Diocesana e Sheyla Paróquia Nossa Senhora das Graças