Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Ajude na formação dos futuros sacerdotes

Ajude na formação
dos futuros sacerdotes

CATEDRAL RECEBE A SEGUNDA PEREGRINAÇÃO DO ANO JUBILAR COM FIÉIS DE REDENÇÃO E PAU D’ARCO

Neste final de semana, dias 17 e 18 de maio, a Catedral de Nossa Senhora da Conceição recebeu a segunda peregrinação deste Ano Jubilar de 2025. Cerca de 160 fiéis das paróquias Cristo Redentor e Nossa Senhora das Graças, de Redenção, e da Área Pastoral Sagrada Família, de Pau D’Arco, participaram desse momento de fortalecimento da fé e de intimidade com Deus.

Os peregrinos foram acompanhados pelos padres de suas respectivas paróquias e contaram também com a participação do bispo diocesano, Dom Dominique You.

Durante os dois dias, entre vários atos importantes, houve momentos de celebração penitencial, confissão, exposição e adoração do Santíssimo Sacramento, palestras, além da caminhada até a Catedral, culminando com a missa celebrada por Dom Dominique ao final do encontro.

O evento faz parte das comemorações do Jubileu da Esperança de 2025, que contará com um total de sete peregrinações ao longo do ano, com a participação de várias paróquias da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia.

SEGUNDA PEREGRINAÇÃO

O evento teve início no sábado, dia 17, na Chácara Diocesana. Os peregrinos das paróquias Cristo Redentor e Nossa Senhora das Graças, de Redenção, e da Área Pastoral Sagrada Família, de Pau D’Arco, chegaram por volta das 16h, quando foram acolhidos e foi servido o lanche da tarde.

Em um segundo momento, por volta das 17h, o padre Márcio Pinheiro conduziu a Celebração Penitencial. Os fiéis vivenciaram um momento de exame de consciência, pedido de perdão dos pecados e reconciliação com Deus. Simultaneamente, o bispo Dom Dominique e os padres presentes atenderam confissões.

Em seguida, com a exposição do Santíssimo Sacramento, houve um momento de adoração, seguido do jantar e de um período de descanso para os peregrinos, que teriam outro dia especial pela frente.

No domingo, logo cedo, os fiéis acordaram por volta das 5h30, se prepararam e partiram às 6h da Chácara Diocesana rumo à Catedral de Nossa Senhora da Conceição, onde foi servido o café da manhã. Em seguida, dirigiram-se à Orla do Beiradeiro, onde houve um momento de partilha conduzido pelo padre Paulo Augusto Milagres, com o tema “Urgência da Esperança”.

A caminhada peregrina continuou com o retorno silencioso dos fiéis à Catedral. Lá, puderam contemplar seus detalhes arquitetônicos. Mesmo em meio às obras de reforma, a Catedral permanece sendo um local sagrado, que remete às coisas do Alto e aproxima a comunidade de Deus.

Ali, houve também um novo momento de partilha, desta vez conduzido pelo bispo Dom Dominique, com o tema “Ele tomou sobre si todas as nossas dores e sofrimentos”.

Já nos momentos finais da peregrinação, todos se dirigiram ao Salão Paroquial, onde estão sendo realizadas as celebrações litúrgicas da Catedral durante o período de reforma. Após o rito de entrada, foi celebrada a Santa Missa, encerrando esse momento tão especial para a comunidade diocesana.

PRÓXIMA PEREGRINAÇÃO

A próxima peregrinação já tem data marcada: nos dias 7 e 8 de junho, será a vez da Paróquia São José Carpinteiro, de Xinguara, e da Quase-Paróquia São João Batista, de Sapucaia.

Os fiéis interessados podem procurar os responsáveis locais de suas comunidades para obter mais informações e saber como participar da terceira peregrinação jubilar de 2025, promovida pela Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia.

Texto: Equipe Diocesana da Pascom

Fotos: Eduarda Pascom Diocesana e Sheyla Paróquia Nossa Senhora das Graças

DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

Nossa Diocese no 1º Nortão da Catequese

Em Pau d’Arco, Pe. Josiano Pereira comemora seus 10 anos de ministério sacerdotal

Encontro Formativo para a Escola Diaconal, Consagração Feminina Diocesana e Seminaristas