Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Ajude na formação dos futuros sacerdotes

Ajude na formação
dos futuros sacerdotes

ARTICULADORES PARTICIPAM DA PRIMEIRA FORMAÇÃO PARA AUXILIAR NO FORTALECIMENTO DOS LAÇOS PAROQUIAIS EM SUAS COMUNIDADES

Representantes de diversas comunidades da Diocese participaram do primeiro encontro para formação de articuladores pastorais que atuam em suas respectivas paróquias. O evento aconteceu na Chácara Bom Pastor, em Redenção-PA, entre os dias 13 e 15 de junho.

O objetivo da formação foi orientar e conduzir o trabalho dos articuladores para fortalecer os laços de cada paróquia com as suas comunidades.

Os trabalhos foram divididos em momentos de oração, partilha e estudos conduzidos pelo bispo Dom Dominique You, Padre Josiano Pereira, Padre Helder Salvador, Irmã Vânia e Suraya Gazar.

Durante o encontro também foi apresentada e debatida a “Cartilha dos Articuladores”, um documento elaborado pelos próprios integrantes do projeto. Segundo o coordenador, Padre Josiano Pereira, “essa cartilha foi criada para que os articuladores pudessem entender sua missão, apresentando um passo a passo de como deve ser a sua relação com o pároco, os coordenadores pastorais, as suas comunidades e os outros articuladores”.

Durante os três dias do evento foram abordados temas que pudessem auxiliar os participantes na sua atuação junto às comunidades paroquiais. “O tema principal foi o estudo da cartilha. Depois foi falado sobre como viver a liderança, como ser líder; e, para concluir, como a esperança das primeiras comunidades cristãs pode fortalecer as nossas vidas e a nossa esperança nas comunidades atuais”, detalhou o Padre Josiano.

A formação reuniu cerca de 40 representantes de várias comunidades. Uma das participantes foi a articuladora pastoral Jaqueline Almeida da Silva, pioneira no projeto, que atua desde 2019 na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Redenção-PA. Ela conta que gostou da formação, e que os objetivos foram alcançados: “foi um dos melhores encontros que eu já participei na Diocese. Com o objetivo alcançado. Tudo esclarecido de maneira simples, e as palestras bem específicas. Foi maravilhoso!”.

O coordenador, Padre Josiano, também ficou satisfeito com os resultados do evento: “a beleza desse encontro foi podermos fazer uma troca de experiência de todas as paróquias, desde as comunidades urbanas até as mais longínquas comunidades rurais.

Com o sucesso dessa primeira formação, a expectativa é de que outras sejam marcadas em breve, mas ainda sem data definida. “Há uma ideia de realizar um outro encontro. Quem sabe no segundo semestre, ou para o ano que vem”, afirmou o Padre Josiano.

A FUNÇÃO DO ARTICULADOR PASTORAL

O termo “Articulador Pastoral” foi criado pelo próprio grupo de trabalho da Diocese de Santíssima Conceição do Araguia, como informou o Padre Josiano Pereira. “Os idealizadores foram os coordenadores das comunidades, juntamente com o Bispo Dom Dominique, a Suraya Gazar, o Padre Helder, e esse ano eu assumi a coordenação”, disse.

De acordo com a cartilha que foi estudada durante o encontro, “o articulador pastoral é chamado a ser uma presença sensível, atenta e comprometida com a realidade concreta da sua paróquia. (…) Ele precisa compreender os desafios e potencialidades locais, escutar o povo, caminhar com ele e discernir, à luz do Evangelho, as respostas mais coerentes com a missão”.

A articuladora Jaqueline Almeida da Silva, define o trabalho dos articuladores como “um elo entre a matriz na paróquia e as comunidades”. Segundo ela, é uma forma de auxiliar nos trabalhos desenvolvidos por eles. “Nós acompanhamos as comunidades pequenas, os seus festejos, as dificuldades, as alegrias… tudo que acontece nessas comunidades nós estamos envolvidos, auxiliando e motivando para que eles não desanimem”, completou.

O Padre Josiano acrescenta que, com a implementação do projeto, a Diocese busca mais unidade na atuação de suas comunidades. “Devido ao nosso contexto de distância e dificuldades de locomoção, a ideia dos articuladores surgiu para que pudéssemos ter pessoas que fizessem essa ponte entre o pároco e as comunidades, para que as decisões, o plano pastoral diocesano e a assembleia paroquial pudessem caminhar numa plana unidade eclesial” concluiu.

Texto: Pascom Diocesana

Fotos: Suraya Gazar

DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

Nossa Diocese no 1º Nortão da Catequese

Em Pau d’Arco, Pe. Josiano Pereira comemora seus 10 anos de ministério sacerdotal

Encontro Formativo para a Escola Diaconal, Consagração Feminina Diocesana e Seminaristas