No dia 02 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Rio Maria, foi agraciada com a Consagração Solene de Aldenora Santos Rabelo, a primeira viúva consagrada (definitivamente) da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia – PA. Inspirada em sua vocação, ela proclama com fé:
“Completai em mim a obra começada” (Sl 137).
A Santa Missa foi presidida por Dom Dominique, contando com a presença de sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosas, viúvas consagradas (que só professaram os primeiros votos ou que estão na caminhada formativa), familiares e membros da comunidade paroquial.
Em sua homilia, o Bispo destacou o testemunho da profetisa Ana, que, aos 84 anos, dedicava-se à oração e ao jejum no templo, anunciando o Menino Jesus como a esperança de libertação para Jerusalém. De modo semelhante, nesta celebração solene, Aldenora entregou-se definitivamente a Cristo, recebendo a aliança da consagração, sinal de sua total pertença ao Senhor e de sua missão de testemunhá-Lo no meio do mundo.






BREVE BIOGRAFIA DE ALDENORA SANTOS RABELO
Aldenora Santos Rabelo nasceu no dia 5 de setembro de 1960, no município de Santa Inês, estado do Maranhão. Em sua cidade natal, recebeu os Sacramentos da Iniciação Cristã – Batismo, Eucaristia e Crisma – e, no ano de 1984, contraiu matrimônio com João Rabelo. Após o casamento, o casal mudou-se para Rio Maria, onde nasceram seus filhos, Agnaldo e Arinaldo.
Após 14 anos de matrimônio, Aldenora ficou viúva, enfrentando com fé e coragem os desafios da vida. Com a graça de Deus, criou seus filhos e pôde experimentar a alegria de ver seus netos crescerem.



Sempre muito ativa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Aldenora exerce um papel fundamental na coordenação da Comunidade Divino Pai Eterno, juntamente com Francisca. Além disso, dedica-se ao serviço na Pastoral da Liturgia, Pastoral da Educação, ministério de música e ao acompanhamento das comunidades. Em nível diocesano, representa as viúvas consagradas, testemunhando seu amor e compromisso com a Igreja.
Iniciou sua caminhada rumo à Consagração das Viúvas no ano de 2020 e, em 2025, com grande alegria, escreve uma nova página na história de nossa Diocese e do Regional Norte 3, tornando-se a primeira viúva consagrada desta Igreja Particular.
Querida Aldenora, nossa Paróquia, Diocese e Regional Norte 3 agradecem imensamente pela coragem do seu “sim”. Que ele seja fecundo e gere frutos abundantes! Que sua vida irradie a alegria e a graça imensurável de ser esposa de Jesus Cristo Ressuscitado.
Que seu testemunho inspire outros corações a escutar e responder, com coragem e amor, ao chamado do Senhor. Que Nossa Senhora Aparecida continue guiando seus passos e sustentando sua vocação!

HOMENAGEM DAS COMUNIDADES
Ao final da celebração, uma representante das comunidades fez a leitura de um belo texto em homenagem à Aldenora. Dentre as palavras dirigidas a ela, destacou-se a mensagem:
“Desejamos muita luz em sua vida! Te amamos!”
Este gesto expressou o carinho, a gratidão e a alegria da comunidade, que manifestou sua admiração por sua entrega generosa a Cristo e à Igreja. Como símbolo deste momento especial, Aldenora recebeu uma lembrança, em sinal de reconhecimento e afeto.

PRÓXIMAS CONSAGRAÇÕES
Durante a celebração, Dom Dominique anunciou que, neste ano, a Diocese celebrará três Consagrações Definitivas:
27 de abril – Nazaré, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Santana do Araguaia/PA.
31 de maio – Teresinha e Aparecida Rangel, na Paróquia Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Araguaia/PA, às 17h.
Louvemos a Deus por este chamado e rezemos pela fidelidade de cada consagrada em sua missão na Igreja e no mundo!
Texto: Ângela Brito/ PASCOM
Fotos: José Aparecido Santiago Soares






