Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Ajude na formação dos futuros sacerdotes

Ajude na formação
dos futuros sacerdotes

3º CÍRIO DE NAZARÉ, EM REDENÇÃO

Neste ano, o Círio de Nazaré aconteceu nos dias 17 e 18 de agosto. No dia 17, houve a Missa de apresentação do novo manto de Nossa Senhora e o translado; no dia 18, a Missa do Círio foi realizada às 06h da manhã, em frente à Capela Jesus Bom Pastor, seguida de uma procissão pelas principais avenidas da cidade de Redenção.

Para que a festa ocorresse nessas datas, houve muita preparação e discernimento. Ainda em 2023, a diretoria reuniu-se e, após um momento de oração, definiu o tema do Círio 2024.

Em janeiro, na Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças, foi realizada a Missa de apresentação do tema ao público. O tema escolhido a cada ano tem o objetivo de inspirar reflexões sobre aspectos da fé e da vida cristã, ajudando a renovar a espiritualidade dos fiéis. Este ano, o tema foi muito especial e simbólico, levando-nos a meditar sobre o fato de que Maria foi o primeiro sacrário do Amor. Com humildade, ela soube acolher a vontade de Deus em sua vida, convidando-nos também a imitá-la na humildade, na docilidade e no serviço que se doa, como fez ao visitar sua prima, Santa Isabel.

Ainda em preparação à tão grandiosa festa, foi realizada, mensalmente, uma espiritualidade geral para todas as equipes de serviço do Círio, que é também uma forma de evangelização para os servos. A espiritualidade também foi importante como meio de convivência e unidade entre as equipes.

Em abril, aconteceu o Cerco de Jericó, cujo tema foi: “Nossa Senhora, desata os nós da minha família.” Foi uma forma, por meio da intercessão da Virgem de Nazaré, de as famílias se voltarem mais para Jesus e aumentarem sua devoção à Virgem de Nazaré.

No dia de Pentecostes, na Praça da Bíblia, foi apresentado o cartaz para toda a população redencense. No cartaz, foi possível contemplar a imagem do Santíssimo Sacramento ao fundo, simbolizando Maria como o primeiro sacrário, o primeiro coração humano a receber a presença real de Jesus Cristo, a acreditar e a testemunhar o amor divino em sua forma mais pura.

Logo após a apresentação do cartaz, iniciaram-se as peregrinações externas da Virgem de Nazaré, que ocorreram em 34 cidades, abrangendo os estados do Tocantins, Mato Grosso e as cidades da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia e arredores.

No último dia de julho, começaram as peregrinações internas nos comércios, órgãos públicos e comunidades de Redenção. No dia 8 de agosto, iniciaram-se as novenas nas comunidades e nas casas das famílias.

Finalmente, chegou o tão esperado dia da Missa de apresentação do manto, que possui um significado muito especial, fazendo com que cada fiel, ao olhar para ele, lembre-se de Deus devido à sua beleza e simbolismo.

O manto deste ano é composto pelas cores branca e dourada, com um toque de rosa nas flores bordadas. O branco, símbolo da paz, nos lembra a própria presença de Deus, especialmente no sacramento da comunhão, na Santa Eucaristia, enquanto o dourado remete à realeza. Na parte de trás do manto, é possível contemplar o ostensório, lembrando que Maria é o primeiro ostensório do Amor. Na frente, o manto é fechado por um broche do Espírito Santo, remetendo à passagem bíblica: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra” (Lc 1,35).

No domingo, antes das seis da manhã, o povo de Redenção e das cidades vizinhas reuniu-se para a Santa Missa e, em seguida, seguiu a procissão pelas principais avenidas da cidade. Na procissão, acompanharam a berlinda com Nossa Senhora de Nazaré os movimentos, as pastorais, uma ala para pessoas com deficiência, as religiosas consagradas, o clero e os devotos da Virgem Maria. Ao longo do percurso, foi possível perceber manifestações de fé, amor, sacrifício e devoção à Mãe de Deus pelas graças alcançadas por meio de sua intercessão.

Passados alguns dias do Círio, nossos corações se enchem de alegria, emoção e gratidão ao Senhor, que, em meio a tantas incertezas, não deixou faltar nada, e pudemos contemplar concretamente Sua providência, mais uma vez, neste 3º ano de Círio de Nazaré, em Redenção.

Que Nossa Senhora, primeiro sacrário do Amor, nos dê um coração adorador e apaixonado por Jesus.

Texto: Amanda Pimentel, Diretoria de Comunicação do Círio de Nazaré

Fotos: Tatiane Medeiros

DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

Nossa Diocese no 1º Nortão da Catequese

Em Pau d’Arco, Pe. Josiano Pereira comemora seus 10 anos de ministério sacerdotal

Encontro Formativo para a Escola Diaconal, Consagração Feminina Diocesana e Seminaristas