Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Ajude na formação dos futuros sacerdotes

Ajude na formação
dos futuros sacerdotes

Um ano da Páscoa do Pe. Bené

Hoje celebramos um ano da Páscoa do Pe. Bené, é bom poder recordar tantos momentos especiais que ele viveu e muitos de nós vivemos com ele. Diante disso, apresentamos uma brevíssima biografia para relembrar algumas datas e acontecimentos. Pode parecer breve o que aqui está redigido, mas foi escrito com o coração de alguém que foi gerado no coração desse homem tão bondoso que foi o Pe. Bené. A priori essa biografia foi feita para ser lida na Santa Missa de corpo presente, mas um ano após, parece ainda ser o que fala ao coração de quem viveu com ele e pode contemplar na simplicidade desse breve texto a simplicidade do homem que nele é falado. 

Pe. Bené, uma vida para os outros e pela evangelização 

Padre Benedito Rodrigues Costa, o nosso saudoso Pe. Bené nasceu no município de Nazaré, hoje, estado do Tocantins, no dia 04 de junho de 1960. Filho de Angelita Pereira Costa e Ademar Rodrigues Costa, tendo 11 irmãos. 

Ele mudou-se para Redenção ainda na primeira infância, onde fez a sua iniciação cristã, fazendo catequese e participando da vida da comunidade. A convite de Dona Paula, leiga consagrada, Pe. Bené foi morar em Floresta ainda quando criança e lá tudo começou. 

Quando enviado ao seminário, passou por Conceição do Araguaia, onde terminou seus estudos básicos e seu período de formação no Seminário Maior foi feito em Belém.  

Padre Bené foi ordenado diácono em São Geraldo do Araguaia, logo depois assumiu a paróquia São José Carpinteiro, em Xinguara. Sempre foi muito zeloso pelas comunidades, cuidando e acompanhando com carinho e dedicação. 

Ordenado Sacerdote no dia 18 de julho de 1993, na cidade de Redenção, retornou para Xinguara, permanecendo por 8 anos, no total.  

Pe. Bené foi transferido para a paróquia Cristo Redentor no ano de 2001, tomou posse no mês de agosto e permaneceu por 16 anos na qual deixou um legado e muito amou o povo. Dentre tantas coisas feitas nessa paróquia, vale destacar a implantação do Encontro de Casais com Cristo (ECC) e do Segue-me, não guardando apenas para a sua paróquia, Pe. Bené incentivou também a implantação nas outras paróquias de nossa diocese. Ele nutria um amor muito grande e sincero pelo movimento do ECC, sempre valorizando as famílias e acolhendo-as como sua, nas rápidas visitas que fazia nas casas sempre deixava ali muito amor e um pedacinho de seu coração conosco.  

No ano de 2017, Pe. Bené saiu para um ano sabático, ele teve a oportunidade de fazer reciclagem em alguns estudos, retiros e passeios, por sinal, muito merecidos. No final de 2017, ele tomou posse em Sapucaia, na então área Pastoral São João Batista, permanecendo até o fim de 2019. 

Sempre obediente à vontade de Deus, assumiu a Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rio Maria, no ano de 2020, onde ficou até a sua Páscoa. 

Durante o seu ministério, Pe. Bené incentivou e encaminhou algumas vocações ao seminário, sendo 3 religiosos e 3 diocesanos: Pe. Otávio, Pe. Joaquim Teixeira e Samuel, ainda seminarista, são frutos desse ministério vivido com muita simplicidade e amor. 

Louvamos e agradecemos ao Altíssimo pelos seus quase 62 anos de vida, sendo quase 30 anos de vida sacerdotal inteiramente dedicados à Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia. Glorifiquemos a Deus pelos dons concedidos ao Padre Bené que soube partilhar com os irmãos. Louvemos a Deus pelo testemunho de vida simples, de grande comunhão sacerdotal e eclesial e pelo seu amor aos mais necessitados, especialmente os acolhidos da Fazenda da Esperança.  

Agradeçamos a Deus por este irmão ter sido um Pastor zeloso do povo de Deus. Pe. Bené deixou muita saudade por onde passou, rezemos para que agora se alegre no céu e que obtenha o fruto da sua esperança junto a Deus! 

Texto: Sem. Samuel Lima

DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

Missionários Diocesanos 2024

MENSAGEM AOS CRISTÃOS CATÓLICOS DO BRASIL

61ª Assembleia Geral da CNBB – Caminhos para a Sinodalidade