Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Ajude na formação dos futuros sacerdotes

Ajude na formação
dos futuros sacerdotes

Seminaristas da nossa Diocese se reúnem para retiro espiritual…

Os padres têm direito a se retirarem anualmente uma semana para se entregarem aos exercícios espirituais. A vida do padre diocesano é marcada por um apostolado intenso, além das responsabilidades administrativas que são estressantes para um pastor que foi formado para cuidar das pessoas. Muitas vezes, dentro destas tantas exigências, o padre não se permite viver esse tempo de descanso no Senhor.

Para criar este saudável hábito, os seminaristas se dedicam regularmente a retiros. Eles oportunizam momentos especiais de encontro com Deus e consigo. Cuidar de si e da sua vida espiritual para cuidar do outro.

Entre os dias 27 de fevereiro e 03 de março, os seminaristas do Seminário Nossa Senhora do Rosário, da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, se encontraram em retiro na Chácara Paroquial de Conceição do Araguaia. A condução foi realizada pelo Padre Renato Paganini, que recentemente foi nomeado por Dom Dominique You como responsável pelas dimensões intelectual e espiritual do Seminário.

A temática sobre a qual se desenvolveu os exercícios espirituais foi “A imagem de Deus e o nosso agir”. Estabelecendo um diálogo entre a psicologia do profundo, a filosofia e a teologia, padre Renato expôs como se formam no interior das pessoas imagens de Deus, muitas vezes distorcidas e distantes daquela imagem que Deus nos comunicou em Jesus Cristo. Muitas pessoas se afastam da vida de fé por caricaturas de Deus que guardam em si, mas que não correspondem aquilo que Deus é. Ao mesmo tempo, essas imagens quando não são relativizadas e mudadas se transformam em verdadeiros ídolos.

A conversão passa por se dar conta dessas imagens e renunciá-las para abraçar o Deus de Jesus Cristo. Quando o Deus-Amor ocupa o centro de nossa vida, naturalmente, nosso comportamento tende a corresponder com aquele que Ele é. Enquanto, quando cultivamos os ídolos imaginários que chamamos de “Deus” somos, na verdade, escravos de manipulações inconscientes.

Texto: Padre Renato Paganini

PS. Ademais, na sexta-feira, o retiro contou com a presença também de Pe. Hélder Salvador, pároco na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Redenção. Ele abordou com os seminaristas a temática sobre “Projeto de vida”, no intuito de ajudá-los a construirem seus caminhos com sabedoria e luz, tendo sempre como meta principal a santidade, o imitar a Jesus.

E depois de dias intensos de aprendizado e espiritualidade, o retiro culminou com a celebração da Santa Missa, seguido pelo almoço.
Agora, aproveitemos para rezar pelos nossos futuros padres, para que sejam perseverantes naquele apelo que o Senhor faz a cada um deles.

Nossa Senhora, Rainha das vocações, rogai por nós.

retiro #seminaristas #diocesedeconceicao

DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

Morre, na Itália, o Padre Renato Trevisan

Santa Missa do Crisma, celebrando a Unidade da Fé

Em Xinguara, João Paulo e Samuel Lima são ordenados diáconos