Sim! Mais um passo na caminhada formativa do nosso seminarista foi dado.
Dessa vez, ele recebeu de Dom Dominique, bispo da nossa Diocese, a instituição do Ministério de Leitor.
E “o leitor é instituído no serviço da mesa da Palavra, onde de forma oficial proclama as leituras das celebrações (exceto o evangelho); a ele também é conferida a missão de organizar a catequese e orientar o povo e sua participação na assembleia” (site: A12.com).
A ocasião aconteceu no dia 1° de maio, junto ao Festejo de São José Carpinteiro, dentro da Santa Missa, na cidade de Xinguara.
Após a proclamação do Evangelho, o seminarista em questão respondeu “Eis-me aqui!” logo depois de ter sido chamado ao presbitério por Padre Otávio Grapiuna, reitor do Seminário. E após a homilia, o rito foi concluído com a entrega da Sagrada Escritura ao mais novo leitor instituído, com as seguintes palavras proferidas por Dom Dominique: “Samuel, recebe este livro da Sagrada Escritura, e transmite com fidelidade a Palavra de Deus, para que ela frutifique, cada vez mais, no coração das pessoas” (Pontifical Romano).
Na ocasião, Samuel teve a graça de ter, junto dele, a presença de sua família, esta tão cara e importante para ele e para sua caminhada vocacional. Além dela, estiveram presentes também os seminaristas da nossa Diocese, com exceção de João Paulo.
Nesse sentido, meus irmãos, continuemos em oração, não somente pelo Samuel, mas por todos os seminaristas e vocacionados da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia para que sejam fiéis e perseverantes na caminhada de seguimento a Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós!
Texto: Sem. Antonio Edney.
Fotos: Pascom- Paróquia São José Carpinteiro.
leitorado #vocação #diocesedeconceicao










