Nos dias 03, 04 e 05 de março, na sede do Regional Norte 3 da CNBB, em Palmas, aconteceu a Assembleia Eletiva da Comissão Missionária Regional (COMIRE), com o objetivo de eleger a nova equipe diretiva, mas sem perder de vista a questão formativa.
Para tanto, o assessor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), Pe. Genilson Souza, esteve presente nesse encontro para falar sobre algumas questões relacionadas à dimensão missionária da nossa Igreja, das quais: Programa Missionário Nacional, organismos missionários, e POM.
Nisso tudo, Pe. Genilson abordou com muito afinco a missão como “eixo transversal” e “alma” da Igreja. Outro destaque que merece atenção é sobre a missão da Igreja de ser realmente CATÓLICA (UNIVERSAL), ou seja, aberta a todos e atenta à ordem do Senhor que nos diz: “Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15).
Nessa ocasião, reuniram-se representantes das (Arqui) Dioceses de Palmas, Porto Nacional, Cristalândia, Araguaína, e Santíssima Conceição do Araguaia (onde estiveram presentes Pe. Otávio Grapiuna, seminarista Antonio Edney, e duas viúvas consagradas: Maria de Nazaré e Teresinha Ribeiro).
Como foi uma Assembleia Eletiva, o encontro contou com momentos de escuta sobre a realidade missionária e sobre os desafios do Regional Norte 3, composto por sete dioceses e uma prelazia. Além, é claro, de um momento para se abordar o III Ano Vocacional em nosso país, momento esse ministrado pelo Pe. Pedro, reitor do Seminário Propedêutico São João Paulo II, da Arquidiocese de Palmas.
E na tarde do sábado, aconteceu a eleição para composição da equipe diretiva. Após um processo simples e consultivo, a nova coordenação regional do COMIRE foi formada pelos seguintes nomes e suas respectivas funções e (arqui) dioceses:
-Luzia, coordenadora (Arquidiocese de Palmas);
-Diácono Samuel, vice-coordenador (Diocese de Porto Nacional);
-Maiza, primeira secretária (Arquidiocese de Palmas);
-Jaqueline, segunda secretária (Arquidiocese de Palmas);
-Pe. Reginaldo Albuquerque, primeiro tesoureiro (Arquidiocese de Palmas);
-Pe. Eldinei, segundo tesoureiro (Diocese de Porto Nacional).
A única função que ficou para ser definida foi a de assessor teológico, da qual a nova equipe irá consultar os nomes indicados para que um deles tome posse.
A partir de agora, a coordenação regional do COMIRE terá grandes desafios e muitos passos a serem dados para ajudar a Igreja em sua missão originária: ir e fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28, 19).
Rezemos por essa nova coordenação para que seja inspirada e fortalecida pelo Espírito Santo a agir sempre com ardor missionário.
Texto: Equipe Diocesana da Pascom.
comire #norte3 #cnbb










