Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Ajude na formação dos futuros sacerdotes

Ajude na formação
dos futuros sacerdotes

Reitor do Santuário de Lourdes (França) visita a nossa Diocese

Do dia 18 a 20 de junho deste mês, nossa Diocese teve a alegria de acolher o novo reitor do Santuário de Lourdes, padre Michel Daubanes.  Ele que veio para o Brasil para participar de um Congresso Mariano em Belém, aproveitou dessa oportunidade para visitar nossa Diocese. Homem simples e profundo, nos introduziu no mistério das aparições de Lourdes e de sua mensagem evangélica, destinada em primeiro lugar à Bernadete e depois a cada um de nós.

Chegando em Xinguara, ele pode explicar para todos que estavam presentes (Projeto Sonho de mãe, Terço dos Homens e o movimento das Mães que oram pelos filhos), o sentido evangélico e teológico do encontro da Virgem Maria com a jovem Bernadete, encontro que tinha como característica maior o silêncio e a relação de confiança entre a Virgem Maria e a pequena vidente de Lourdes. Ele explicou a importância do mistério da nossa redenção, revelado pelo sinal da cruz feito por Bernadete, no início das aparições até o final da sua vida.

No dia seguinte, descemos para a cidade de Conceição, onde ele encontrou os projetos de misericórdia, que são sustentados pela Diocese e por voluntários e voluntárias que se colocam ao serviço dos mais pequenos e humildes. Padre Michel ficou encantado com o acolhimento que a ele foi feito. Para esse grupo, ele expôs o sentido das frases e pedidos feitos a Bernadete por parte da Dame de Massabielle.

À noite na Catedral, após a Missa, ele encontrou os paroquianos para um tempo de conferência. Essa noite foi preparada pelo grupo Salve Rainha e pelo Terço dos Homens. Padre Michel nos fez descobrir a educação que Bernadete recebeu do seu pai Francisco e de sua mãe Luísa. Um homem trabalhador e honesto, uma mãe atenta aos seus filhos. Com uma simplicidade de vida, eles puderam ajudar Bernadete a cumprir sua missão diante dos pedidos feitos pela Dame de Massabielle. Eles ajudaram a pequena vidente a crescer num clima de confiança, onde reinava a verdade.

No último dia de visita, em Redenção, o padre Michel se encontrou com as religiosas da Diocese (Irmãs Pastorinhas, as Beneditinas Olivetanas, irmã Veide e as Missionárias da Caridade). Elas ficaram encantadas e muito tocadas por descobrir “as pobrezas de Bernadete” que ajudaram a crescer no seu caminho de santidade. Usando palavras simples e profundas ele pode deixar as irmãs tocadas com o testemunho de vida e de santidade de Bernadete.

Logo em seguida, novamente com o Projeto Sonho de Mãe, ele ajudou as jovens mães a entrarem na pedagogia da catequese que Bernadete fez na gruta de Lourdes. Enfim, à noite com alguns membros da Legião de Maria, Mães que oram pelos filhos, o Terço do Homens e a presença de uma viúva consagrada da Diocese, ele fez um apanhado geral de tudo o que nós pudemos receber durante esses três dias. Ele fechou com chave de ouro sua visita, deixando nos corações o desejo de não somente rezar para a Virgem Maria, mas de rezar com ela, como fez Bernadete.

O padre Michel que chegou somente com uma mala, quase precisou de uma segunda para colocar os presentes e lembranças que ganhou nesse tempo em terras brasileiras. Ele ficou muito emocionado pelo calor humano das pessoas, pela fé e pela devoção das comunidades por onde passou, e também pela alegria e generosidade das pessoas ao preparar os momentos em que vivemos juntos. Ele levou consigo todos os pedidos escritos para colocar na gruta de Lourdes, mas no seu coração levou, sobretudo, a lembrança de um povo que ama muito a Virgem Mãe de Deus.

Texto: Sem. João Paulo

Fotos: Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Suraya Gazar e Anne (FIDESCO).

DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

VOTOS PERPÉTUOS DE IRMÃ VERÔNICA

PRIMEIRO DIÁCONO PERMANENTE DA NOSSA DIOCESE

Missionários Diocesanos 2024