Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Ajude na formação dos futuros sacerdotes

Ajude na formação
dos futuros sacerdotes

Novos acólitos para nossa Diocese

Nos últimos meses, quatro candidatos ao sacramento da Ordem deram mais um passo na caminhada formativa, dessa vez, recebendo o ministério de Acólito. Foram eles: seminarista João Paulo e seminarista Samuel Costa (ambos serão sacerdotes), e Afonso Campos e Gilberto Troitinho (candidatos ao diaconato permanente).
Efetivamente, o acólito é instituído para ajudar o diácono e para servir o Sacerdote.
Dentre as funções que pode exercer, eis algumas: “cuidar do serviço do altar; auxiliar o Diácono e o Sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa; distribuir, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão […]. Pode ainda ser-lhe mandado, em circunstâncias extraordinárias, que exponha publicamente o Santíssimo Sacramento à adoração dos fiéis, e depois o reponha” (Pontifical Romano).
Vamos, agora, à sequência dos fatos ocorridos:
-O primeiro a receber o ministério foi o seminarista João Paulo, na ocasião do Conselho Diocesano Itinerante, em Rio Maria, no dia 24 de setembro, com a presença de fiéis das Paróquias Nossa Senhora Aparecida (Rio Maria) e Nossa Senhora das Dores (Floresta do Araguaia);


-A segunda ocasião foi marcada pelo acolitato dos dois candidatos ao Diaconato Permanente: Afonso e Gilberto, no dia 1º de outubro, também na ocasião do Conselho Diocesano Itinerante. Ambos moram em Redenção, mas fazem parte de paróquias distintas: aquele pertence à Paróquia Cristo Redentor, este, à Paróquia Nossa Senhora das Graças.


Por último, aconteceu o acolitato do seminarista Samuel, realizado dia 29 de outubro, em Conceição do Araguaia, no 9º Congresso Diocesano do Terço dos Homens.


Dadas as informações, queremos concluir dizendo que o Acolitato é o último ministério recebido antes da ordenação diaconal. E temos uma notícia boa: já tem data de ordenação marcada! No dia 17 de fevereiro de 2024, em Xinguara, serão ordenados diáconos (provisórios) os dois seminaristas citados aqui: João Paulo e Samuel! Com relação aos demais, esperemos mais um pouco. De qualquer forma, rezemos pela perseverança e caminhada de cada vocacionado da nossa Diocese. Amém.

Texto: Equipe Diocesana da Pascom
Fotos: Pascom- Paróquia Cristo Redentor/ Sem. João Paulo/ Pascom- Paróquia Nª Sª da Conceição

DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

Missionários Diocesanos 2024

MENSAGEM AOS CRISTÃOS CATÓLICOS DO BRASIL

61ª Assembleia Geral da CNBB – Caminhos para a Sinodalidade