Novos acólitos para nossa Diocese

Nos últimos meses, quatro candidatos ao sacramento da Ordem deram mais um passo na caminhada formativa, dessa vez, recebendo o ministério de Acólito. Foram eles: seminarista João Paulo e seminarista Samuel Costa (ambos serão sacerdotes), e Afonso Campos e Gilberto Troitinho (candidatos ao diaconato permanente).
Efetivamente, o acólito é instituído para ajudar o diácono e para servir o Sacerdote.
Dentre as funções que pode exercer, eis algumas: “cuidar do serviço do altar; auxiliar o Diácono e o Sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa; distribuir, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão […]. Pode ainda ser-lhe mandado, em circunstâncias extraordinárias, que exponha publicamente o Santíssimo Sacramento à adoração dos fiéis, e depois o reponha” (Pontifical Romano).
Vamos, agora, à sequência dos fatos ocorridos:
-O primeiro a receber o ministério foi o seminarista João Paulo, na ocasião do Conselho Diocesano Itinerante, em Rio Maria, no dia 24 de setembro, com a presença de fiéis das Paróquias Nossa Senhora Aparecida (Rio Maria) e Nossa Senhora das Dores (Floresta do Araguaia);

-A segunda ocasião foi marcada pelo acolitato dos dois candidatos ao Diaconato Permanente: Afonso e Gilberto, no dia 1º de outubro, também na ocasião do Conselho Diocesano Itinerante. Ambos moram em Redenção, mas fazem parte de paróquias distintas: aquele pertence à Paróquia Cristo Redentor, este, à Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Por último, aconteceu o acolitato do seminarista Samuel, realizado dia 29 de outubro, em Conceição do Araguaia, no 9º Congresso Diocesano do Terço dos Homens.

Dadas as informações, queremos concluir dizendo que o Acolitato é o último ministério recebido antes da ordenação diaconal. E temos uma notícia boa: já tem data de ordenação marcada! No dia 17 de fevereiro de 2024, em Xinguara, serão ordenados diáconos (provisórios) os dois seminaristas citados aqui: João Paulo e Samuel! Com relação aos demais, esperemos mais um pouco. De qualquer forma, rezemos pela perseverança e caminhada de cada vocacionado da nossa Diocese. Amém.

Texto: Equipe Diocesana da Pascom
Fotos: Pascom- Paróquia Cristo Redentor/ Sem. João Paulo/ Pascom- Paróquia Nª Sª da Conceição