Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Ajude na formação dos futuros sacerdotes

Ajude na formação
dos futuros sacerdotes

EM PIÇARRA, FESTA EM DOSE DUPLA!

Na solenidade da Anunciação do Senhor (25 de março), a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Piçarra, viveu momentos belos, dignos de muita alegria e festa. É que há quinze anos, Dom Dominique elevava a então Área Pastoral ao título de paróquia, podendo, assim, ter uma vida autônoma e independente (até aquele ano, ela pertencia à Paróquia Cristo Libertador, em São Geraldo do Araguaia).

O outro motivo de júbilo para a comunidade paroquial foi a profissão dos primeiros votos à vida consagrada da Dona Casturina, uma leiga que iniciou sua trajetória vocacional com o Instituto Santa Ângela de Merici, e, nesse dia, pôde avançar para águas mais profundas.

A festa em comemoração aos quinze anos começou lá em meados de fevereiro, quando a imagem peregrina da Virgem de Guadalupe passou a percorrer todas as comunidades pertencentes à área da Paróquia, começando pela Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Marcilinense) e finalizando na Matriz, onde foi feita uma Romaria, de um ponto da cidade até à igreja, dando início também ao Tríduo. Isso no dia 22 de março!

E no último dia 25, aconteceu a Santa Missa, presidida por Dom Dominique, bispo da nossa Diocese. Nessa celebração, vieram representantes das comunidades da Paróquia que, no momento do ofertório, trouxeram a imagem dos santos padroeiros e as apresentaram diante do bispo e do Pe. Josiano (pároco da Paróquia em questão). Estiveram também presentes nessa festa o Pe. Ívio (pároco da Paróquia Cristo Libertador), dona Dalva (leiga consagrada do Instituto Santa Ângela de Merici), e o Railton Gonçalves (missionário diocesano, oriundo da Paróquia N. Sra. de Guadalupe).

Um momento de grande alegria para os paroquianos foi ter visto a dona Casturina professando seus primeiros votos à vida consagrada. Essa mulher, da Comunidade São Marcos (Bairro Brasil Novo), há muito tempo, se dedica a Deus servindo os seus irmãos na fé, e, a partir desse dia, intensificará mais ainda a sua entrega Àquele que fez nela maravilhas. No momento dos agradecimentos, ela comentou: “Quero agradecer a Deus e toda a minha família […]; e peço a cada um de vocês: lembrem de mim em suas orações; reze uma Ave Maria por mim para que Deus me dê muita luz, muita força, muita fé, e ilumine o meu caminho…” (Dona Casturina).

Ademais, a Comunidade São Miguel Arcanjo (a penúltima a ser criada na Paróquia) recebeu das mãos do Padre Josiano a imagem peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe que, agora, enfeitará o presbitério da sua capela.

Após a Santa Missa, a festa não acabou: todos se direcionaram ao salão de eventos; lá, puderam degustar um delicioso jantar (detalhe: tudo de graça e preparado, desde cedo, por alguns paroquianos!). Enquanto jantavam, um filme sobre a história da Paróquia foi reproduzido.

É, meu povo! Comemorar sempre é bom!

Que venham muitos e muitos anos à Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Piçarra!

Texto: Sem. Antonio Edney.

Fotos: Pascom Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.

DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

Missionários Diocesanos 2024

MENSAGEM AOS CRISTÃOS CATÓLICOS DO BRASIL

61ª Assembleia Geral da CNBB – Caminhos para a Sinodalidade