Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Ajude na formação dos futuros sacerdotes

Ajude na formação
dos futuros sacerdotes

Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia dá início ao catecumato matrimonial com um encontro de formação

Nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2023, ocorreu a  preparação dos encontros de formação para a vida matrimonial, no salão da paróquia Cristo Redentor, em Redenção. 

O evento, com dimensão diocesana, contou com a participação de todas as paróquias da Diocese de Santíssima Conceição, contando com secretárias paroquiais, agentes da Pastoral da Comunicação, casais acolhedores do ECC e Pastoral Familiar.

Deu-se início ao evento às 13h30 do sábado e foi ministrado pelo palestrante André Parreira, explicando sobre as preparações remota, próxima e imediata para os casais, e enfatizou a importância de um catecumenato, uma preparação gradual para os noivos e namorados, mostrando que esse formato já é sugerido pela Igreja desde a década de 1960 e vem sendo citado desde então pelos Papas, CNBB, Catecismo, Direito Canônico, entre muitos outros documentos.

Falou-se também sobre a paternidade e a importância dos pais não só em serem provedores da casa, mas também na educação da fé dos filhos.  Foi falado, ainda, sobre questões como a vivência da castidade, sexualidade, naturalidade e finanças, sempre pautado na posição e escritos da Igreja, que tornam a vida a dois agradável a Deus.

A preparação teve como instrumento o livro de autoria do palestrante e sua esposa, Karina Parreira, que orienta detalhadamente como fazer os encontros com os casais.

Agora, aos que participaram, fica a missão de implantarem, junto com seus respectivos párocos, esse formato catecumenal do sacramento do matrimônio.

Vale destacar que na Paróquia São José Carpinteiro, em Xinguara, essa modalidade já vinha sendo experimentada desde o ano passado, tendo experiências significativas e positivas.

Texto: Equipe Diocesana da Pascom.

DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

Em Xinguara, João Paulo e Samuel Lima são ordenados diáconos

A Quaresma 2024

Carnavais com Cristo em nossa Diocese: canais da graça para a juventude!