Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Conceição do Araguaia, Pará, Brasil​

Siga

Ajude na formação dos futuros sacerdotes

Ajude na formação
dos futuros sacerdotes

CAMINHO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO EM NOSSA DIOCESE

Entre os dias 17, 18 e 19 de março, ocorreu, em Conceição do Araguaia, o Final de Semana de Formação de 1º Tempo para as Guias e Escoteiros Católicos. Esse foi um passo fundamental para a caminhada do Movimento, tanto na Paróquia Nossa Senhora da Conceição como em toda a Diocese, incluindo o grupo já existente na Paróquia São José Carpinteiro, em Xinguara.

Os três dias de formação foram guiados pelo chefe Marcos, Comissário Nacional da Associação de Guias e Escoteiros Católicos do Brasil, e contou com a participação de 19 adultos, homens e mulheres que atuam no Movimento. Dentre esses, temos três seminaristas da nossa Diocese, que tem como uma das suas dimensões pastorais o Escotismo.

Na ocasião, alguns sacerdotes acompanharam alguns momentos de perto: Dom Dominique YOU, Pe. Raimundo e Pe. José Bonfim (pároco e vigário em Conceição do Araguaia, respectivamente). Este último foi escolhido para ser o assessor diocesano do Escotismo Católico, logo, acompanhará o Movimento como Conselheiro Religioso.

No mais, a temática que ficou em voga foi o Ramo Verde, isto é, o ramo em que participam os adolescentes de 12 a 17 anos. Foi com esta faixa etária que nasceu o Escotismo, e é, ainda hoje, o carro-chefe. Também foi um momento esclarecedor sobre os outros dois segmentos: Ramo Amarelo (8 a 11 anos) e Ramo Vermelho (acima de 17 anos).

Foi trabalhado a fundo o que é esse método de educação: sua pedagogia, o sistema de patrulha (base de toda vivência escoteira), as cerimônias, os fins, as dimensões, as progressões… Foi uma formação bem de acordo com o que é o Escotismo: ampla e dinâmica! E as impressões não poderiam ser melhores. Todos os presentes saíram reabastecidos e animados para colocar em prática aquilo que foi aprendido.

Esse foi o primeiro passo rumo à certificação internacional que cada membro poderá conquistar em alguns anos. Mais que isso, reafirmou-se o nosso lema “Semper Parati!” – “Sempre Pronto!”, nosso desejo de estarmos sempre prontos para melhor servir a Deus, a Igreja e a todas as pessoas que encontrarmos.

Mas, acima de tudo, não pode ser esquecido em nenhum momento que tudo, sem exceção, dentro do nosso apostolado, é para a salvação das almas!

SEMPER PARATI!

Texto: Leisson Rodrigues (seminarista e escoteiro católico).

Fotos: Guias e Escoteiros Católicos do Brasil.

DESTAQUE

ÚLTIMAS POSTAGENS

Em Redenção, Associação da Paróquia Nossa Senhora das Graças recebe reconhecimento municipal

Novos acólitos para nossa Diocese

Seminário do Rosário faz visita às Irmãs Pastorinhas, em Redenção