Entre os dias 17, 18 e 19 de março, ocorreu, em Conceição do Araguaia, o Final de Semana de Formação de 1º Tempo para as Guias e Escoteiros Católicos. Esse foi um passo fundamental para a caminhada do Movimento, tanto na Paróquia Nossa Senhora da Conceição como em toda a Diocese, incluindo o grupo já existente na Paróquia São José Carpinteiro, em Xinguara.
Os três dias de formação foram guiados pelo chefe Marcos, Comissário Nacional da Associação de Guias e Escoteiros Católicos do Brasil, e contou com a participação de 19 adultos, homens e mulheres que atuam no Movimento. Dentre esses, temos três seminaristas da nossa Diocese, que tem como uma das suas dimensões pastorais o Escotismo.
Na ocasião, alguns sacerdotes acompanharam alguns momentos de perto: Dom Dominique YOU, Pe. Raimundo e Pe. José Bonfim (pároco e vigário em Conceição do Araguaia, respectivamente). Este último foi escolhido para ser o assessor diocesano do Escotismo Católico, logo, acompanhará o Movimento como Conselheiro Religioso.
No mais, a temática que ficou em voga foi o Ramo Verde, isto é, o ramo em que participam os adolescentes de 12 a 17 anos. Foi com esta faixa etária que nasceu o Escotismo, e é, ainda hoje, o carro-chefe. Também foi um momento esclarecedor sobre os outros dois segmentos: Ramo Amarelo (8 a 11 anos) e Ramo Vermelho (acima de 17 anos).
Foi trabalhado a fundo o que é esse método de educação: sua pedagogia, o sistema de patrulha (base de toda vivência escoteira), as cerimônias, os fins, as dimensões, as progressões… Foi uma formação bem de acordo com o que é o Escotismo: ampla e dinâmica! E as impressões não poderiam ser melhores. Todos os presentes saíram reabastecidos e animados para colocar em prática aquilo que foi aprendido.
Esse foi o primeiro passo rumo à certificação internacional que cada membro poderá conquistar em alguns anos. Mais que isso, reafirmou-se o nosso lema “Semper Parati!” – “Sempre Pronto!”, nosso desejo de estarmos sempre prontos para melhor servir a Deus, a Igreja e a todas as pessoas que encontrarmos.
Mas, acima de tudo, não pode ser esquecido em nenhum momento que tudo, sem exceção, dentro do nosso apostolado, é para a salvação das almas!
SEMPER PARATI!
Texto: Leisson Rodrigues (seminarista e escoteiro católico).
Fotos: Guias e Escoteiros Católicos do Brasil.



















