No último dia 10 de abril, teve início em Aparecida-SP, a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (e nosso bispo, Dom Dominique You, esteve presente lá, juntamente com os demais bispos do Regional Norte 3). Este evento reúne os bispos de todo o território brasileiro para um momento de profunda reflexão, diálogo e tomada de decisões importantes para a missão evangelizadora da Igreja. Participam da assembleia os cardeais, os arcebispos, os bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, além dos bispos eméritos, administradores diocesanos e representantes convidados.

O estado do Pará foi protagonista da 1ª Assembleia Geral no ano de 1593, tendo como principais assuntos os Estatutos da Ação Católica Brasileira, a Igreja e a reforma agrária, ajuda espiritual, cultural e econômica ao clero, entre outros. Desde então, as assembleias têm sido uma forte voz do episcopado brasileiro, ampliando horizontes e apontando caminhos para a Igreja no Brasil. Mas, afinal, você sabe o que é uma Assembleia Geral?

De acordo com o Estatuto Canônico da CNBB (2022), a Assembleia Geral é o maior organismo da CNBB, sendo vista como a expressão máxima do afeto colegial, comunhão e corresponsabilidade dos Bispos da Igreja no Brasil. São João Paulo II, na sua Carta Apostólica Apostolos Suos (1998), ilustra bem esta missão, quando disse: “O Senhor Jesus constituiu os Apóstolos em colégio ou grupo estável e deu-lhes como chefe a Pedro, escolhido de entre eles. Os Apóstolos não foram escolhidos e enviados por Jesus, um independentemente dos outros, mas, ao contrário, formando o grupo dos Doze.”

Assim sendo, uma Assembleia Geral é um encontro periódico que reúne os bispos do país para discutir e deliberar sobre questões relevantes para a vida e a missão da Igreja. Essas assembleias são momentos importantes de comunhão, reflexão e tomada de decisões colegiadas. Geralmente, são abordados temas que abrangem diversos aspectos da vida eclesial, como a pastoral, liturgia, justiça social, entre outros. As decisões e orientações emanadas das assembleias têm impacto significativo na condução das atividades pastorais.

É importante lembrar que a conferência, juntamente com suas estruturas e organismos, nos exorta o Papa Bento XVI (2010), “existem para o serviço aos Bispos, e não para substituí-los”. Desta forma, as conferências devem atuar cada vez mais como um impulsionador da ação pastoral dos Bispos, procurando dinamizar a própria missão evangelizadora, respondendo de modo eficaz aos desafios contemporâneos. Nesse sentido, há 61 anos, a Assembleia Geral da CNBB, apresenta-se como uma das formas, encontradas sob a guia do Espírito Santo, que exerce de forma conjunta e colegiada algumas funções pastorais para o bem do povo católico e de todos os cidadãos brasileiros.

Considerando a importância das Conferências Episcopais, o Papa Francisco (2012), por meio de um Motu Próprio, alterou as atribuições e competências previstas no Código de Direito Canônico. Uma dessas mudanças inclui a autorização para publicar catecismos, além da transferência de autoridade da Santa Sé para os bispos diocesanos, permitindo-lhes estabelecer seminários em seus territórios sem a necessidade de esperar pela aprovação de Roma, bastando apenas a confirmação. Durante a 61ª Assembleia Geral, uma das principais iniciativas foi a elaboração das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, alinhadas com as perspectivas suscitadas pelo Sínodo sobre a Sinodalidade, além das expectativas para o Jubileu Ordinário de 2025. Que esse momento de reflexão e planejamento contribua para fortalecer a presença e a ação da Igreja no Brasil, capacitando-a a responder de forma eficaz aos desafios pastorais e sociais do país, sempre guiada pelo espírito de comunhão, participação e missão.

Texto: Diácono Bruce Willis

Fotos: Pe. Rafael Ferreira da Rocha, assessor da Pascom do Regional Norte 3